Sunday, December 20, 2009

Educacao- Os "Zumbis" do futuro.

Esse eh um dos meus temas preferidos. A educacao no Brasil e na maior parte do mundo eh uma brincadeira. Eh responsavel pela criacao desses jovens zumbis, ou seja, quase mortos-vivos sem rumo, sem responsabilidade, sem nocao da realidade. Chegam aos 18 anos e nao sabem nada, estao munidos do mesmo conhecimento que todos ao seu redor. Nao sabem lidar c/ a vida, sociedade e mundo. Quem me dera eu poder ter estudado materias de meu interesse ao inves de ter me matado para aprender coisas que hoje nao servem para nada. Total perda de tempo, potencial e dinheiro.
Sendo assim, de acordo c/ nossos educadores do governo, todos somos iguais ateh os 18 anos, pois temos que aprender as mesmas materias que todos. Somente reconhecem as mesmas materias. O pior que a maioria das materias sao inuteis, ultrapassadas e desmotivante. Por que ? Como um ser humano jovem pode evoluir seu dom natural se eh forcado a aprender tanta inutilidade ? Estamos suprimindo o potencial individual de cada um. A capacidade de aprendizado do jovem eh enorme, temos que explora-lo em sua totalidade nessa fase jovem, antes de integra-lo a sociedade.
Com o vestinular, por exemplo, o candidato que passa em Medicina nao tem necessariamente o dom de ser Medico, mas tem sim o dom de ir bem numa prova de vestibular. Ridiculo.
Muitos chamados "rebeldes" contra o sistema educacional, se encontram hoje milionarios, ou bilionarios, ( Bill gates, Steve Jobs, Silvio Santos, Spielberg) pois foram atras de sua educacao propria para se tornarem o que sao hoje. Nao perderam tempo com bobagens e se preparam cedo para suas profissoes ou negocios.
Trabalho tambem eh educacao. Com trabalho vc aprende a negociar, mexer c/ financas, lidar c/ pessoas, criar responsabilidade, etc. O trabalho tem que ser reconhecido como educacao tambem. Teria que haver tambem pontos no curriculo escolar para alguem que trabalhe.
Vamos respeitar o individualismo de cada um, vamos abrir nosso leque de opcoes para o jovem explorar seus talentos e aptidoes. Nao fazer o contrario, forcar certas disciplinas como se fossem a base da sobrevivencia na terra, e suprimir talentos.

Para mim, o sistema ideal de educacao seria o sistema de Pontos Gerais. Ou seja cada materia, curso ou trabalho somaria determinados pontos em que a soma total daria o perfil geral do estudante. Os Pontos poderiam ser conseguidos de diversas formas : como materias diversas na sua escola, cursos independentes e trabalho. Com essa pontuacao, ele podeira buscar universidades ou empregos de acordo com sua Pontuacao Geral. O empregador ou reitor, em posse do curriculo educacional veria claramente o perfil do candidato devido aos cursos, materias ou trabalhos realizados pelo mesmo.
O estudante por sua vez estaria sempre motivado e se esforcando o maximo para enriquecer seu curriculo, pois estaria estudando ou trabalhando na area de sua escolha ou aptidao.
Por exemplo, no caso de um filho de um empresario que queira continuar c/ os pequenos negocios do pai. Por que ele ja nao poderia estudar desde a juventude matematica finaceira, leis trabalhistas, contabilidade, sistemas bancarios, legislacoes empresarias, portugues, tributacao, computacao, etc, antes de entrar na faculdade ? Por que nao adiantar os passos?
Ateh em casos como politica, se o estudante eh fascinado por politica, por que nao incluir em seu curriculo escolar temas como politica internacional, legislacao, sitema politico, direitos basico, informatica, oratoria,OSPB, etc. Teriamos politicos sabios e preparados para o cargo publico.
O governo tem que reconhecer o valor do dom e aptidao individual.
Ate o trabalho tem que ser reconhecido como educacao e portanto pontuado no curriculo. Se o joven de 15 ou 16 anos estiver trabalhando, isso tem que ter certa pontuacao no curriculo escolar, caso contrario voce estarah ignorando o trabalho em realcao aa formacao do cidadao.
Com esse sistema outras pequenas escolas especializadas em diversos segmentos poderiam se abrir para que o estudante adicionasse mais cursos em seu curriculo tentando somar mais pontos possiveis, alem do que esse jovem estaria motivado por estar buscando algo de seu desejo e curiosidade.
Escolas do tipo informatica, oratoria, politica, economia e financas domesticas, mecanica geral, eletronica, culinaria, enfim tudo que gera a atividade ESTUDO ou TRABALHO tem que ser reconhecido em um curriculo escolar.
A pontuacao seria dada ou aprovada pelo MEC de acordo com o curso, materia ou trabalho.
Se por exemplo eu abrir um escola de informatica, pediria ao Governo para avaliar meus cursos os quais ganhariam certa pontuacao. Uma vez avaliado, o governo me credenciaria para a atividade educacional listando os pontos dos cursos que eu ministraria. Essa pontuacao seria informada ao cliente antes da matricula. Logicamente cada curso teria pesos diferentes dependendo do grau de dificuldade.
No caso de trabalho, o estudande teria que informar o tipo de trabalho ao Gov, o qual avaliaria e pontuaria de forma anual ou semestral. O jovem alem do trabalho procuraria adicionar mais cursos ou materias para enriquecer seus conhecimentos e curriculo.
Talvez poderiamos manter 5 materias basicas como obrigatoria : Portugues, Matematica basica, OSPB , geografia basica e historia basica. O resto seria adicionado pelo estudante de acordo com seu desejo. Isso tambem baratearia na formacao basica de todo o cidadao, pois haveria a criacao de escolas de ensinamento basico.
Ja de antemao, criariamos um senso de responsabilidade no jovem que buscaria aquilo de melhor ao seu ver para seu curriculo sabendo que isso lhe ajudarah no futuro. Fora isso ele chegarah aos 18 anos pronto para enfrentar a sociedade, mercado de trabalho ou universidade ( que deveria usar a mesma formula).
Mesmo para os mais velhos que desejassem continuar seus estudos, nao teriam que voltar ao passado aprender as mesmas materias inuteis para passar no vestibular para depois entrar numa universidade. Bastaria ele complementar seu curriculo c/ alguns cursos e somado aa sua experiencia de trabalho , que tambem seria pontuado no curriculo ele poderia ser aceito em uma universidade sem necessidade desse IMORAL vestibular.
Hoje o jovem estuda demais, se mata para passar no vestibular materias que jogarah no lixo, e quando passa, ainda vai sofrer na universidade pois nao sabe nada, vai sofrer na sociedade e aprenderah somente c/ os erros. Ou seja chegarah a maturidade depois dos 30 anos.
Serah que eh isso que querem ? Serah que esse eh o plano ? Ter Zumbis na sociedade, pois sao mais facil de serem manipulados ? Eu quero acreditar que nao, mas...
Meu plano eh esse. Acredito no individualismo, acredito no distinto talento que nasce em cada um, o governo tem que reconhecer isso. Acredito que se aproveitarmos e reconhecermos o potecial individual de cada um, nao haverah como parar a elevacao de qualidade da sociedade brasileira rumo ao topo do mundo.

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